quarta-feira, 14 de março de 2012

PRIMEIRAS IMPRESSÕES- AULA DE TEATRO PARA CRIANÇAS

A idade entre 6 e 12 anos define muita coisa em uma criança. é uma época de algumas escolhas, poucas, porém importantes.
É com 12 anos que as meninas começam a pensar que são "crescidinhas", mesmo adorando brincar de "balada". Vê-se uma grande diferença entre meninos e meninas: os meninos gostam de luta, de guerra, de futebol. As meninas gostam de princesa, meninos, pessoas famosas. É engraçado juntar tudo isso, fazendo teatro então, nem se fala!
As crianças fazem teatro sem perceber. Elas brincam atuando. Pra fazer a mãe, fazem uma voz mais grossa, colocam salto-alto. Pra fazer o monstro, deixam tudo mais grotesco. Os heróis parecem desenho animado japonês.
Qualquer exercício cênico para eles parece uma pura brincadeira. Dão risada, param no meio, voltam... não terminam a "cena" nunca. Isso é o que mais me "desespera". Como falar para uma criança que a brincadeira tem que acabar? "Coloquem um final na história!". Será que eles entendem completamente isso?
Imagine só juntar 10/15 meninas entre 8 e 10 anos com 2 meninos de 6/8 anos? O resultado é: risada. As meninas se juntam de uma tal maneira, gritam, riem, se atropelam, que os meninos ficam até assustados! "Vai lá, João, você não é o policial? Acaba com essa bagunça!" disse eu; "Não dá, tia... elas são muitas e estão loucas!"- no caso estavam gritando enlouquecidamente porque uma delas era famosa-.
Dá pra perceber facilmente quando eles gostam: eles pulam. Pular é a maneira que eles têm de se mostrar excitados por um jogo. Adoram mímica, transformam tudo em jogo de adivinhação. E não percebem o quão valioso é esse exercício para eles.
Algo que já aprendi em 3 aulas: CRIANÇA É PURO TEATRO.


Local da experiência: Lume Casa Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário