quinta-feira, 22 de março de 2012

CRIANDO UMA PEÇA EM MENOS DE 2 MESES

Pra quem estava no ritmo de escola de teatro, onde a montagem dura 6 meses, montar uma peça quase inteira (sofreu cortes) em menos de 2 meses, seria uma loucura. Imagina ainda: um musical infantil!
Na reunião dos professores da Lume Casa Cultural, fiquei sabendo que dia 30 de março seria o dia do Circo e do Teatro na escola. Achei ótimo, afinal o professor de circo além de um grande amigo é meu cunhado - o que facilita muito as coisas- Caiê Golmia Masseran (excelente pessoa e professor de circo, street dance, além de ser um palhaço moderno).
Chamei amigos em que confiava e que sabia que aceitariam o projeto: meu namorado Rodrigo Inamos, e minhas amigas Thais de Lucena (a famosa Thais Tuin) e Elaine Vegnaduzzi, ou Nani. Todos estudantes (ou formados) no Teatro Escola Macunaíma.
Levei a proposta da peça "Os Saltimbancos", pois seu público alvo (linguagem de comunicólogo) são crianças de 4 a 11 anos, além da peça ter sido escrita por um gênio chamado Chico Buarque, ou seja, agradaria pais e filhos.
Nos assustamos com o pouco tempo que tínhamos ( um mês e meio) e sorteamos os personagens - a única ressalva era que o Rodrigo deveria ser ou o Jumento ou o Cachorro). E caímos com os seguintes personagens: Rodrigo Inamos- cachorro; Elaine Vegnaduzzi- jumento; Thais Tuin- gatinha; Beatriz Gimene- galinha.
Começamos a ensaiar na semana seguinte, toda segunda-feira na casa da Thais. Inicialmente, fizemos exercícios de coro, ouvindo as músicas dos Saltimbancos, para descobrirmos o corpo e o jeito de cada animal. Foi um exercício muito interessante, pois todos experimentamos cada animal e suas possibilidades, o que nos deu várias ideia para construção de cena e de personagem.
Nossos ensaios não tinham nenhum diretor. Improvisávamos a cena e depois começávamos a marcar. A química foi ótima, estávamos em plena sintonia. Todos dando ideias de cenas de humor leve e gostoso.
Seguindo os ensaios, fomos descobrindo que algumas piadas não funcionam, e que algumas soluções teriam de ser alteradas. Sem problemas, com os miolos queimando de tanto pensar, solucionamos cada erro que ocorria, sempre com criatividade.
Nos ensaios com o circo, tentamos nos adaptar às realidades deles para não aparecermos mais que ninguém. O que infelizmente não se tornou muito real, porque a participação de todos no palco deixaria tudo muito poluído. Mas o Caiê teve soluções muito criativas, e seus alunos a maior paciência do mundo em esperar os atores resolverem a cena.
Por fim, os músicos. Meu pai, Pedro Gimene, toca violão e canta. Sabendo do seu talento musical, o chamei desde o primeiro dia para ficar responsável por esse departamento, e até mesmo fazer algumas pontas durante a peça. Pedro chamou um batalhão de músicos que estavam com muita vontade de participar do projeto, e que deram um ar mais "gracioso" nas músicas. O que vai nos ajudar muito, porque cantar, atuar e dançar não é coisa fácil!
Agradecemos a todos pela paciência. Aos alunos do circo que "perderam" algumas aulas para ensaiar o espetáculo, ao grupo Eu Canto por ensaiarem muito durante a semana para que as músicas sejam leves e belas, e a todos os que colaboraram direta, ou indiretamente para isso. Salvo Luiza Gimene, minha irmã e a "diretora" da peça. 


Faço agora o convite a todos:
Os Saltimbancos
Dia 30/30 às 20h
Local: Lume Casa Cultural- Av. Imirim, 782
DE GRAÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário