quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

"Como você se imagina em 10 anos, Claudio?"

Cláudio é um rapaz sério, tranquilo, responsável. Aparenta ter mais idade do que realmente tem, não pela aparência, mas pelo seu modo de se comportar. Claudio estuda economia em uma boa faculdade e faz parte do centro acadêmico da mesma. Está na busca de uma vaga de estágio, pois já aprendeu tudo o que deveria aprender onde está atualmente. Claudio é de uma família nem pobre nem rica, vive bem, nunca passou necessidade, mas não pode esbanjar gastos, e nem sente necessidade disso. Está no ônibus, chovendo, com aquele bafo de verão e de gente na atmosfera. Está de pé porque não conseguiu sentar, e na realidade sempre prefere ficar em pé, diz que é o momento de fazer exercícios de força abdominal e bíceps. É a sua piada pronta.

Desce do ponto de ônibus e entra no prédio à sua frente, deu a sorte da entrevista ser em um local perto! A chuva não o fez ficar de mau-humor. Ele está pensativo, quem o vê, pensa que está bravo. Dá seu nome e mostra seu RG na recepção, entra no elevador com um crachá e sobe até o 10o andar. É recebido pela outra recepcionista e senta-se no banco para esperar a sua vez. Olha as revistas, mas não sente interesse por nenhuma. Pega um livro em sua mochila, um livro de poesias "Quem disse que pra gostar de economia não se pode gostar de arte?!" era uma das frases mais repetidas por ele na faculdade.

Claudio gostava muito de poesia, e sempre quando lia uma, sentia-se extremamente pronto para tudo! Qualquer pergunta, qualquer situação desconfortável, tudo! O que viesse era destruído pela capacidade de Claudio se concentrar ao ler um poema. Ouve seu nome e entra na sala. Ele já havia feito dinâmica de grupo, então dessa vez era só ele e o contratante. Confessa que prefere essa situação.

O contratante o recebe com um sorriso no rosto, oferece café, água, bolachas... Claudio sempre fica desconfiado quando a esmola é grande! Aceita só um copo d'água. Começa o batalhão de perguntas: idade, ano da faculdade, quando termina, se gosta do curso, porque escolheu  curso, como conheceu a empresa, quais os objetivos dele naquela empresa, e por fim: como ele se vê em 10 anos.

CLAUDIO
Como? Como assim?

OSMAR
Simples! Você tem 20 anos. Com 30, como você se vê com 30 anos? Casado, morando sozinho, com MBA, dando aula, trabalhando na nossa empresa...

Claudio não esperava esse tipo de pergunta. Sempre achou que a resposta não valia de nada, porque a gente muda conforme o tempo! Até ano passado ele queria trabalhar em empresa, mas com a experiência deste ano ele quer ser professor! Ele já havia decorado, estudado e até acreditava nas respostas que podia dar se o prazo fosse de 1 ou 2 anos! Mas 10 anos?! É tempo demais!!

CLAUDIO
Bom... eu espero estar vivo antes de tudo!

OSMAR
Hahahaha! Boa! Mas e no lado profissional? O que você deseja pra sua vida?

CLAUDIO
Eu só desejo coisas boas, mas isso não depende muito de mim...

OSMAR
Mas e do lado profissional?

CLAUDIO
Olha... até ano passado eu gostaria de trabalhar em empresa, só em empresa! Mas agora eu quero ser professor universitário, perquisador...

OSMAR
Hum...

CLAUDIO
Mas isso é daqui muito tempo! O que eu quero agora é aprender na prática! Quero ser um bom profissional pra depois poder dar aula e virar um bom pesquisador, escrever artigos...

OSMAR
Então você não pretende trabalhar dentro de empresas depois de formado?

CLAUDIO
Não! Quer dizer, claro que pretendo! Termino minha faculdade no próximo ano, até os 30 anos preciso aprender a prática! Quero trabalhar em empresa, trabalhar sempre em empresa, mas o meu foco é dar aula agora.

OSMAR
Olha rapaz, nós queremos um jovem capacitado e com vontade de aprender! Mas queremos que ele também queira estar conosco no seu futuro! É como se estivéssemos criando um filho, entende!

CLAUDIO
Eu entendo! Mas é o que eu estou falando, vocês me terão sempre! Mas a sua pergunta foi daqui 10 anos! Em 10 anos eu posso ter mudado de ideia e querer ser um milionário, o funcionário do mês, o dono de uma empresa...

OSMAR
Então quer dizer que você muda constantemente de ideias...

CLAUDIO
E você não? Nunca ouviu aquela música do Raul Seixas? Acredito que principalmente na minha idade é quando a gente mais muda de ideias! Eu acho isso positivo.

OSMAR
Não vou me lembrar do que eu pensava quando tinha a sua idade, provavelmente era metido a comunista e hoje sou sócio disso aqui.

CLAUDIO
Tá vendo?

OSMAR
Olha rapaz, entendo sua confusão mental, que as suas ideias modificam, que você pode querer outra coisa pra sua vida.... mas o departamento do RH pediu que eu escreve algo de concreto para essa pergunta. Vamos fingir que eu não te perguntei, comecemos do zero. Claudio, como você se vê daqui há 10 anos?

Claudio respirou fundo e pensou que de nada ia adiantar um pouco de poesia e de filosofia pra essa situação. Escolheu responder o que Osmar gostaria de ouvir, o que provavelmente ele ouviu de todos os outros candidatos e até mesmo dos funcionários.

CLAUDIO
Eu espero ter uma carreira sólida, quero crescer dentro da empresa, buscar o conhecimento e agregar tudo o que aprendi na faculdade e nos meus antigos estágios.

OSMAR
Obrigado, Claudio. Estou satisfeito. Acredito que dentro de uma semana teremos a resposta. Boa sorte!

Claudio saiu da sala confuso, sabia que era o que Osmar queria ouvir, mas não era a sua resposta mais sincera. " Mas daqui 10 anos?! É muito tempo!!". Claudio pegou seu ônibus de volta e começou a desenhar um cronograma de sua vida. "Mas e se ele mudar, vou ter que começar do zero?!".

Um comentário: