terça-feira, 7 de agosto de 2012

DANÇA TEATRO PARA CRIANÇAS... É POSSÍVEL?

            Tenho um novo desafio para seguir: dou aula de teatro infantil para 2 turmas, a primeira de 9 a 15 anos, e a segunda de 4 a 8. Fui chamada, pois o dono da escola queria algo mais musical para trabalhar com seus alunos, e por causa da peça Os Saltimbancos, apresentada em março de 2012, fui indicada e chamada. 
            Penso, que por serem muito novos, não será possível fazer um musical convencional. As crianças intimidadas falam baixo, choram, não entram no palco. Não quero que isso aconteça. Para eliminar este risco, pretendo fazer uma "dança teatro" - bem entre aspas mesmo - com meus alunos. 
            Imagino o seguinte: peço para os alunos mais velhos me trazerem músicas que gostam, e criaremos cenas a partir delas. Não sei se é possível eles escutarem uma música e imaginarem uma cena. Eu, Beatriz, com 21 anos, faço isso direto. Se eles não criarem uma cena a partir da música, vou para o plano B. Bem início de teatro mesmo: dou uma situação, eles improvisam (com falas mesmo), e depois coloco a música, e eles devem atuar com a música, sem falas. 
            É um desafio e tanto! Será que vai dar certo? Tem que dar. Dia 16 de novembro tudo tem de estar lindo no teatro Eva Herz. 
            Gostaria de ouvir algumas experiências que professores tem com o ensino de teatro infantil... Já comecei dando uma introdução do que é um musical estudando o primeiro personagem de Os Saltimbancos, o Jumento, por sua música. Foi bem legal, mais produtivo do que imaginava. Eu já tenho uma certeza: eles compreendem a letra, sabem interpretar um texto (como na aula de português). 
            Na próxima semana eu falo como foi o primeiro dia de tentativa para montar este espetáculo! Aguardo novas experiências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário